Tudo que acontece na Liga

Você fica sabendo aqui!

COMUNICADO OFICIAL 2

Avaliação do Usuário: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

No mundo dos jogos e simuladores, é sabido que há ferramentas que permitem a manipulação dos mesmos com o objetivo de obter vantagem sobre outros jogadores e, infelizmente, o Assetto Corsa Competizone não está livre disto.

Recentemente, veio a público um caso, em outra liga de AV, onde um piloto teria utilizado uma destas ferramentas e, desde então, a J6SimRacing vem estudando o assunto junto, inclusive, de outros pilotos interessados na elucidação da questão. Já sabíamos, desde semana passada, que havia trapaça relativa à aceleração de tempo e que era possível observá-la a partir do log do servidor dedicado. Sabíamos também que o problema era verificado somente pelo replay de terceiros - e nunca no do piloto suspeito. Só não tínhamos, ainda, reproduzido o “cheat” na máquina de um dos nossos pilotos.

Não publicamos nada oficialmente até agora por um único motivo: assim como o erro ocorre no log por um piloto estar trapaceando, o MESMO ERRO ocorre também com pilotos que NÃO ESTÃO, ou seja, os padrões indicados como causadores do uso do “cheater” (erro no log + aceleração do tempo) são facilmente observáveis em diversos pilotos - especialmente nas corridas de longa duração como, por exemplo, as 12h de Mount Panorama onde 100% dos carros do grid apresentaram, em algum momento, o erro “==ERR: onCarUpdate (XXXX):”. Seriam, então, todos trapaceiros, em maior ou menor escala?

É importante esclarecer que a linha que indica o erro é escrita pelo servidor quando o mesmo tem algum atraso de informação do piloto/carro, geralmente por perda de pacotes e impedindo que ele posicione corretamente o carro. Assim, pilotos com problemas de perda de pacotes terão o mesmo padrão e, consequentemente, terão aceleração do cronômetro ao cruzar a linha de largada, posto que é o momento que o servidor irá tentar corrigir a posição/tempo do piloto. Quanto maior o problema de conexão, maior serão estes ajustes e maior será a aceleração no cronômetro.

Houve um caso apresentado por um piloto em nossas análises onde o servidor perdeu uma parcial (por perda de pacote) do carro e, ao cruzar a linha de chegada, o servidor corrigiu a posição acelerando o cronômetro em quase 4 segundos. Caso adotássemos qualquer padrão sugerido no atual momento, este piloto seria injustamente acusado de trapacear pelos demais concorrentes que observarem esta situação.

Portanto, no momento qualquer publicidade é inoportuna e trará mais problemas do que soluções à comunidade. Estamos sendo indagados por equipes e pilotos sobre eventuais acelerações do cronômetro de adversários, mas o que eles não sabem é que seus próprios carros também se encaixam no padrão apresentado para ser considerado como trapaceiro.

Há sim modo efetivo de se verificar o uso de "cheat" com razoável precisão. No momento estamos analisando e testando tal protocolo para não trazer mais frustração para a comunidade. Tão logo tenhamos certeza absoluta que tal situação é 100% efetiva ou, ao menos, pode indicar uma razoável certeza, estaremos nos manifestando novamente sobre o tema.

Calma. Tenha a tranquilidade de que estamos cuidando para termos certeza que tudo está sendo feito para manter, ao máximo possível, a lisura e integridades dos resultados de nossas competições.

A J6SimRacing e-Sports sempre prezou pelo fair play, pela integridade moral e ética. Assim, estamos atentos e vamos permanecer diligentes sobre o tema.

J6SimRacing e-Sports



© 2021 J6SimRacing e-Sports. Todos os Direitos Reservados. A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado é proibida, salvo expressa autorização. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos proprietários.