Tudo que acontece na Liga

Você fica sabendo aqui!

Cheat? Calma no meio do caos

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O fato de um piloto ter sido acusado de ter usado cheater em uma competição organizada pela Liga ERL, que adota o Assetto Corsa Competizione, estabeleceu o caos entre os pilotos do simulador. Enquanto uns tratam com tom de brincadeira, outros se perdem nas palavras e acusam todos de forma totalmente leviana, baseado no “eu acho”.

Tão certo como a grande maioria das pessoas não gostam de se sentirem enganadas por quem usa este tipo de trapaça, igualmente proporcional deve ser o cuidado em apontar o dedo para outra pessoa, enquanto não se tem todas as informações possíveis. Mas o assunto deste texto não é abordar se o fato recentemente ocorrido foi ou não cheat. Esta questão está sendo tratada da forma que tem que ser um caso sério como este.

A questão é maior que isso. O objetivo é tratar do pânico criado, como se qualquer coisa que outro piloto faça que eu não consigo fazer é em razão do que o outro está trapaceando, de qualquer forma. Como se o Assetto Corsa Competizione fosse um mar de cheaters.

Há quem se aproveite da situação para angariar views e likes no youtube, afirmando com todas as letras sobre o uso de cheat no Assetto Corsa Competizione, especialmente nas ligas nacionais. Contudo, se você não se deixar levar pelo emocional, ou porque é fulano ou beltrano que está falando, e analisar com a razão você vai observar que não há razão para desespero ou caos, apenas continuar atento.

Peça para quem afirma que há cheat generalizado no Assetto Corsa Competizione que apresente provas reais do uso nas mais variadas competições pelo país. Ou ainda, que mostre cheater aos montes para serem baixados pela internet. Provas, evidencias, não apenas palavras. O fato de surgir alguém melhor, onde não se consegue mais andar na ponta como fazia antes parece outra coisa, não cheat. E se não andar na frente no seu próximo simulador, vai ter cheater lá também?

Todos os simuladores podem ser alvos de trapaças. O trapaceiro mais esperto é aquele que faz de forma que ninguém desconfie. Ele pode ficar no meio por anos, a vida inteira sem ser descoberto.  

O iRacing por exemplo, é alvo de cheat, mesmo tendo um sistema anti-cheat. Como é um sistema caro, as pessoas tendem a não arriscar suas contas com algumas centenas ou milhares de reais em conteúdo, utilizando algo grosseiro. Logo ao usar algo do tipo é algo sutil, que não seja facilmente perceptível ou detectável.

Contudo não significa que não tem. Busque se informar, converse com qualquer pessoal que entenda de programação e você vai ouvir que não há sistema ou jogo que é 100% eficaz em evitar o uso de cheat.

Deixar de competir em um determinado simulador em razão de que outro você está protegido das trapaças é desconhecer totalmente o assunto. Mas assim como muitos ignoram o assunto, outros muitos falam para todos os lados afirmando sem fundamento, sem um indício qualquer, apontando o dedo na cara de qualquer um que seja contrário ao “pensamento” dele.

Há também quem brade nos grupos de whatsapp pelo banimento de piloto A, B, C, simplesmente por que ele acha ou mesmo por não gosta de determinado piloto ou equipe. Será que estes usuários fariam de fato isso se estivessem na posição de fazê-lo, mesmo sem provas efetivas, com base no eu acho que sim!?

Mas tem um fato interessante, um destes usuários que acusa outros de cheat, recentemente competiu em uma prova onde os pseudos cheaters estavam correndo. Este dito piloto colocou 0.5s sobre o segundo colocado na volta de classificação. Estaria ele com um cheater melhor que os dos oponentes então?!? Veja como é leviano afirmar qualquer coisa! Quando eu venço, sou o melhor. Quando não estou na frente o outro é cheater.

Entretanto, nenhum destes tipos de usuários, ditos pilotos virtuais, trazem nada de construtivo, especialmente para a comunidade onde estão inseridos. Ajudam a criar um caos, onde os demais usuários passam a achar que qualquer situação que ele não entenda seja uso de trapaça.

Um vídeo muito bom para abrir a mente sobre este tema é o feito pelo canal Randon Callsign no link a seguir Cheating in Sim racing - YouTube. No vídeo ele comenta sobre o baixo uso de cheat no simracing quando comparado a outros tipos de jogos, mas que com o crescimento dos últimos anos, em especial durante a pandemia, todos os desenvolvedores devem passar a ter mais cuidado com a segurança de seus softwares.

Por certo que a adição de um software anti-cheat traria mais segurança, especialmente emocional, mas nem de longe resolveria ou evitaria questões como esta. Afinal, nem o simulador onde há um sistema deste está livre. Onde há competição há pessoas que tentam ganhar a qualquer custo.

O momento é de se unir, buscar entender, fortalecer a comunidade e aprender com tudo isso. Ficar atento e observar.

A J6SimRacing e-Sports, embora o fato não tenha ocorrido nas competições, está atenta e já está preparando uma regulamentação para otimização este tipo de fiscalização e também como forma de trazer os pilotos para o campo decisório.

Vamos nos acalmar, ficar diligentes e nos divertir!

Boas competições para todos!



© 2021 J6SimRacing e-Sports. Todos os Direitos Reservados. A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado é proibida, salvo expressa autorização. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos proprietários.