Aplicativo dos Pneus (HUD)

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Assetto Corsa Competizione traz um aplicativo de pneus que mostra as informações que os pilotos e seus engenheiros tem acesso. Nada de informações de desgastes e temperatura externas por bandas como se acostumou em outros simuladores.Aquelas informações não existem em tempo real no automobilismo, logo também não tem no ACC. Assim, para você saber a temperatura externa das bandas do teu pneus, somente vindo para os boxes, assim como o desgaste.

Bom, então vamos entender o que os gráficos do aplicativo querem dizer

OS PNEUS
Cada pneu é demonstrado por três linhas, que representam as bandas do pneu (externa, intermediária e interna). As cores variam de azul escuro até vermelho. Sendo que azul representa muito frio e vermelho muito quente. Dentro desta faixa tem o verde que representa a temperatura ideal.

A altura de cada banda é relativa a pressão do pneu. Quanto a faixa intermediária está menor que as duas laterais representa que o pneu está com pouca pressão. Quando ela está acima das duas laterais é que está com muita pressão. Quanto as três linhas do pneu estão alinhadas, significa que a pressão está ok. Não significa que é a ideal para a melhor condição possível de volta. A pressão que trará o melhor desempenho varia conforme a pista, o modelo do carro, o setup e a forma de guiar.

OS FREIOS
Do lado de cada pneu há uma linha na vertical, que representa o disco de freio. Nela é possível ver sua temperatura. Igual aos pneus, ela varia de azul até vermelho. Sendo o verde é a temperatura ideal de funcionamento.

Dito isso, vejamos os exemplos abaixo para entender as mais variadas condições:

frio vazio

No exemplo acima, perceba que os discos de freios estão azuis escuro. Muito frios. Os pneus estão azuis claros, significam que estão frios. Se ficarem azuis escuros como os discos de freio, é a temperatura mínima possível geralmente, ocorrendo em condição de chuva. Note que o pneu está com pouca pressão, pois a faixa intermediária de cada pneu está abaixo da externa e interna. O importante é observar e verificar como ela vai ficar após três ou quatro voltas rápidas.

 

aquecido vazio

Nesta imagem os pneus já estão praticamente na faixa ideal de temperatura (verdes). Porém ainda com pressão abaixo do ideal. Note que os discos de freios dianteiros já estão na temperatura ideal e os traseiros ainda estão frios.

 

aquecimento ok

Nesta imagem praticamente todo o conjunto já está dentro do ideal. Tudo está verde, indicando que pneus e freios já estão nas temperaturas ideais de funcionamento. Apesar das linhas estarem alinhadas, não significa que não há como melhorar. Há uma faixa de pressão (27,5 a 29psi) que a pressão fica a pressão ideial, este ponto certo varia conforme o acerto do carro e tipo de pista. Lembrando que se tratamento de pneus para chuva a pressão ideal é diferente, varia entre 30 e 31psi.

 

super inflado

Aqui a imagem mostra as temperaturas ideais, porém os pneus já estão com a pressão acima do ideal. Nada que impeça o piloto de continuar na pista, mas já começa haver uma perda pequena de desempenho, pois o contato do pneu com o asfalto já não está correto.

 

super inflado2

Veja que os pneus estão inflados em excesso, pois as linhas intermediárias estão mais altas, e a cor verde que começa a amarelar indica que a temperatura do pneu começa a passar da faixa ideal de funcionamento. As cores próximas na parte alta dos pneus diantes ainda estão próximas do ideal, porém o núcleo do pneu já começa super aquecer. Ainda, veja que os freios dianteiros estão super aquecidos, perdendo eficiência na frenagem e gerando super aquecimento da temperatura interna do pneus.

 



© 2021 J6SimRacing e-Sports. Todos os Direitos Reservados. A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado é proibida, salvo expressa autorização. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos proprietários.